terça-feira, 13 de abril de 2010

AESSE recebe título de Utilidade Pública Municipal
terça-feira, 13 de abril de 2010

João Monlevade -
A Câmara dos Vereadores de Monlevade aprovou na semana passada o Projeto de Lei 583/2010 que concede título de Utilidade Pública Municipal à Associação Ecológica Serra do Seara (Aesse).

A entidade, que tem como presidente Marcelo Vieira Barbosa (Marcelo Sputnik), foi fundada em 20 março de 1998 e não possui fins lucrativos. O projeto de Lei foi elaborado pelo vereador Belmar Diniz (PT).

Para justificar a matéria, o parlamentar enumerou uma série de objetivos propostos pela Aesse. Além de questões relacionadas à proteção, recuperação e defesa do meio ambiente, entre outras, a entidade tem a missão de contribuir com a defesa e proteção da Bacia Hidrográfica do rio Piracicaba e Bacia Hidrográfica do rio Doce.

Além de auxílio financeiro concedido pelo Executivo à Aesse, o título de Utilidade Pública poderá beneficiar a Associação de isenção de impostos como IPTU, ISS entre outros tributos.

Segundo o presidente da entidade, a Aesse é a primeira instituição ambiental reconhecida como Utilidade Pública do Município. "Com este título poderemos organizar melhor as atividades do Dia Mundial da Água (22 de março) e do Meio Ambiente (5 de junho), uma vez que agora teremos recursos independentes da legenda do prefeito - ficando assim totalmente apartidário", afirma Marcelo.

Depois de se tornar Utilidade Municipal, a Aesse, agora, buscará, junto aos governos Estadual e Federal, meios para que a entidade se torne uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). Marcelo justifica a iniciativa pelo fato de, hoje, a Aesse ter em seu quadro de membros técnicos e engenheiros com formação ambiental e sanitária, além de biólogos, técnicos em segurança e outros.



Voluntariado Jovem

Nos próximos dias 23 a 25 de abril, a Aesse participa do Dia Global do Voluntariado Jovem, com a realização de um Mutirão de Ação Ecológica. A programação terá no dia 23, às 19h, uma palestra sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos, no auditório da CDL; dia 24, às 9h, Blitz Ecológica em frente ao Centro Educacional de João Monlevade (CEJM) e às 14h um Mutirão de Combate a Dengue no bairro José Elói. No dia 25, às 9h, novo Mutirão de Combate a Dengue, no Loanda, e distribuição de mudas nativas na Praça do Povo, dentro do projeto Cidadão Legal.